ESCOLA MUNICIPAL PASCOAL GUALBERTO DOS SANTOS
E CASTRO ALVES - OURIÇANGAS /BA
PROFESSORAS
NILZETE BISPO E NEUSA MACIEL
ORIENTADORA DE ESTUDO: IVANILZA REIS ALVES CARVALHO
PÚBLICO
ALVO: ALUNOS DE 1º e 2º ANO (Multiseriadas)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BILHETE
Sabemos que o bilhete é um gênero textual de uso
frequente que geralmente servem para comunicar informações, dar instruções,
relembrar atribuições, solicitar algo, relatar fatos pessoais etc. Por
cumprirem uma variedade de propósitos, pode, sem dúvida, fazer parte do
cotidiano da sala de aula. Foi pensando na importância do gênero para a vida
social dos alunos e nas dificuldades de leitura e escrita dos mesmos que
propomos uma sequência didática com esse gênero.
Com esse trabalho queremos desenvolver algumas
competências leitoras e escritora nos nossos alunos. Bem como: Escrever um
bilhete no contexto de comunicação real; conhecer a estrutura textual de um
bilhete; Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada; Organizar,
oralmente, um texto em linguagem escrita. Participar da produção coletiva de um
texto de relevância social.
1ª
ETAPA:
Apresentar um bilhete em um papel metro, lendo para a turma
fazendo questionamentos:
·
Que
tipo de texto é este?
·
O
que é um bilhete?
·
Quem
de vocês já escreveu ou recebeu um bilhete?
·
Para
quem você já escreveu?
Então hoje iremos analisar este bilhete que esta no
papel metro para aprendermos mais sobre o bilhete. Quem já escreveu? Para
quem escreveu? Qual o assunto do
bilhete? Como se despediram?
Circular no papel metro as repostas dos alunos com
cores diferentes-
·
Vermelho
para quem mandou.
·
Verde
para quem recebeu
·
Amarelo
o assunto principal do bilhete;
Depois da discussão e socialização pensar para quem no final da sequência ira escrever
o seu bilhete.
Kleber,
ESTOU
COM GRIPE E NÃO POSSO IR À SUA FESTA.
VOCÊ
PODERIA MANDAR UM PEDAÇO DE BOLO E ALGUNS BRIGADEIROS PELO Gustavo?
FELIZ
ANIVERSÁRIO!
Eliel.
30/08/2013
2ª ETAPA:
-Produção coletiva: Professor escriba.
-Explicar-lhes a necessidade de escreverem o bilhete,
sua organização tomando como exemplo o cartaz da aula anterior.
-Pergunte-lhes quais informações precisam constar
desse bilhete e anote-as num canto da lousa.
-Solicite-lhes que pense qual seria o melhor jeito de
começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem começar
diretamente:
-Discutir com eles e sugerir adequações, lembrando
para quem e para que é o bilhete e perguntando se não haveria uma forma mais
completa de iniciá-lo.
-Ao longo da produção, é importante que você releia o
que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles a
oportunidade de opinar e sugerir.
- Leitura
3ª
ETAPA:
-Reconhecer a estrutura do bilhete. O professor irá apresentar
um cartaz com a estrutura de um bilhete.
-Ler diversifica.
Após, apresentar o cartaz produzido na aula anterior
analisando a estrutura e questionar:
Agora que vocês leram os pontos importantes do bilhete
o que precisa ser melhorado na produção de vocês
-Reescrever coletivamente na lousa acrescentando as
informações que faltaram.
-Leitura e cópia no caderno.
4ª
ETAPA:
- Organizar os alunos em dupla produtiva.
- Passar a consigna: Josué precisa dar um recado a sua
mãe e deixou um bilhete todo embaralhado vamos ver se vocês ajudam Josué a
organizar.
-Entregue o bilhete em tiras para ser organizado
- Nesse momento o professor circula pela dupla para
orientar e intervir.
-Socialização da atividade.
MÃE,
DEPOIS DA AULA, VOU ALMOÇAR NA CASA DA MINHA COLEGA
VIVIANNE. FICAREI POR LÁ ATÉ VOCÊ IR ME BUSCAR.
BEIJOS
JOSUÉ
05/09/2013
5ª
ETAPA:
Utilizar a estratégia de antecipação e verificação
considerando aquilo que já sabem sobre o sistema de escrita, para localizar
itens pedidos;
• Distribuição do bilhete da aula anterior
individualmente/ou em duplas;
• Passar a seguinte consigna: vocês irão ler este
texto silenciosamente ou em dupla quantas vezes for necessário para
compreendê-lo, em seguida responderão as questões, voltando ao texto sempre que
for necessário.
QUEM ESCREVEU O BILHETE:
( ) MÃE
( )JUCA
( )VIVIANNE
QUAL DATA FOI ESCRITO____________________
PARA QUEM FOI O BILHETE
( ) JUCA
( )VIVIANNE
( )MÃE
COMO JUCA SE DESPEDIU. LOCALIZE E TRANCREVA.
• Socialização da atividade
6ª
ETAPA:
-Distribuir para os alunos um bilhete que chapeuzinho
escreveu para sua vovó.
-Pedir que leiam atentamente, pois iram responder esse
bilhete.
-Planejar juntos com os alunos o texto:
- Para quem vai escrever o bilhete;
- Quem vai escrever;
- O assunto a ser escrito;
- Data que foi escrito;
-Produção em dupla.
Professor deve circular entre as duplas para fazer
intervenções necessárias.
Olá
Vovó
Gostaria de avisar que aquele malvado lobo esta indo para sua casa.
Gostaria de avisar que aquele malvado lobo esta indo para sua casa.
Se cuide!
Abraços.
Abraços.
Gabriella
7ª
ETAPA:
Escolher uma produção para revisar.
Ler o texto e explique aos alunos que deverão sugerir
alterações para melhorar a linguagem, para que todos os que lerem possa
compreendê-lo e apreciá-lo. Diga também que não há erros de ortografia,
garantindo, desta forma, que se fixem somente nas questões discursivas.
• Leia cada parágrafo e deixe que sugiram alterações.
Faça aquelas que forem pertinentes (os problemas mais recorrentes são:
repetição de elementos de ligação entre as orações, repetição excessiva;
omissão de partes que comprometem a compreensão do bilhete; trechos confusos).
OBS: Essa é sugestão o foco de revisão fica a depender
a necessidade maior da classe
8ª ETAPA:
Escrever um bilhete pensando no propósito comunicativo
decidido no início da sequência.
Revisão ( ver etapa acima)
Organizar a entrega dos bilhetes.
RELATO
Eu, enquanto professora do fundamental I, considero
que o trabalho com esse gênero foi muito significativo para a aprendizagem dos
meus alunos. Pois eles na sua maioria se envolveram de forma satisfatória,
desenvolvendo assim, as competência e habilidades esperadas.
Infelizmente não obtive um resultado positivo com
todos os alunos até porque na minha classe tem alunos de educação infantil ao
ao 2º ano e isso dificultou um trabalho.
O que mim chamou bastante atenção foi quando recebi um
bilhete de um aluno justificando sua ausência em uma das aulas. Fiz questão de
ler para toda a classe pois achei fantástico e fiquei muito contente com essa
atitude. E Através desse trabalho percebo os alunos escrevendo entre eles.
Mesmo alguns ainda apresentando dificuldade na escrita.
Vale ressaltar também que esse gênero além de ser
relevante na leitura e escrita dos alunos é de suma importância para a vida
social dos mesmos possibilitando assim uma comunicação.
trabalho maravilhoso, parabéns.
ResponderExcluirParabéns pela sequência. Gostei muito. Pretendo usar com os meus alunos do 1 ano
ResponderExcluirPARABÉNS. BELO TRABALHO
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. Foi muito útil.
ResponderExcluirÓtimo. Valeu.parabéns
ResponderExcluirOnline gambling in the UK: how to get £50 free to play casino
ResponderExcluirThe online gambling 전주 출장안마 market is a great way to gain a feel for what they can offer, especially when it comes to the ability to 고양 출장안마 play their 익산 출장샵 casino 충주 출장샵 games for fun and 전주 출장안마 real