terça-feira, 1 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BILHETE



ESCOLA MUNICIPAL  PASCOAL GUALBERTO DOS SANTOS E CASTRO ALVES - OURIÇANGAS /BA

PROFESSORAS NILZETE BISPO E NEUSA MACIEL
ORIENTADORA DE ESTUDO: IVANILZA REIS ALVES CARVALHO

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE  1º e 2º ANO (Multiseriadas)

            




            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BILHETE



Sabemos que o bilhete é um gênero textual de uso frequente que geralmente servem para comunicar informações, dar instruções, relembrar atribuições, solicitar algo, relatar fatos pessoais etc. Por cumprirem uma variedade de propósitos, pode, sem dúvida, fazer parte do cotidiano da sala de aula. Foi pensando na importância do gênero para a vida social dos alunos e nas dificuldades de leitura e escrita dos mesmos que propomos uma sequência didática com esse gênero.

Com esse trabalho queremos desenvolver algumas competências leitoras e escritora nos nossos alunos. Bem como: Escrever um bilhete no contexto de comunicação real; conhecer a estrutura textual de um bilhete; Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada; Organizar, oralmente, um texto em linguagem escrita. Participar da produção coletiva de um texto de relevância social.



1ª ETAPA:

Apresentar um bilhete em um papel metro, lendo para a turma fazendo questionamentos:

·         Que tipo de texto é este?

·         O que é um bilhete?

·         Quem de vocês já escreveu ou recebeu um bilhete?

·         Para quem você já escreveu?

Então hoje iremos analisar este bilhete que esta no papel metro para aprendermos mais sobre o bilhete. Quem já escreveu? Para quem  escreveu? Qual o assunto do bilhete? Como se despediram?

Circular no papel metro as repostas dos alunos com cores diferentes-

·         Vermelho para quem mandou.

·         Verde para quem recebeu

·         Amarelo o assunto principal do bilhete;

Depois da discussão e socialização pensar  para quem no final da sequência ira escrever o seu bilhete.


Kleber,

ESTOU COM GRIPE E NÃO POSSO IR À SUA FESTA.

VOCÊ PODERIA MANDAR UM PEDAÇO DE BOLO E ALGUNS BRIGADEIROS PELO Gustavo?

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Eliel.

30/08/2013







2ª ETAPA:

-Produção coletiva: Professor escriba.

-Explicar-lhes a necessidade de escreverem o bilhete, sua organização tomando como exemplo o cartaz da aula anterior.

-Pergunte-lhes quais informações precisam constar desse bilhete e anote-as num canto da lousa.

-Solicite-lhes que pense qual seria o melhor jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem começar diretamente:

-Discutir com eles e sugerir adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se não haveria uma forma mais completa de iniciá-lo.

-Ao longo da produção, é importante que você releia o que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles a oportunidade de opinar e sugerir.

- Leitura


3ª ETAPA:

-Reconhecer a estrutura do bilhete. O professor irá apresentar um cartaz com a estrutura de um bilhete.

-Ler diversifica.

Após, apresentar o cartaz produzido na aula anterior analisando a estrutura e questionar:

Agora que vocês leram os pontos importantes do bilhete o que precisa ser melhorado na produção de vocês

-Reescrever coletivamente na lousa acrescentando as informações que faltaram.

-Leitura e cópia no caderno.


4ª ETAPA:

- Organizar os alunos em dupla produtiva.

- Passar a consigna: Josué precisa dar um recado a sua mãe e deixou um bilhete todo embaralhado vamos ver se vocês ajudam Josué a organizar.

-Entregue o bilhete em tiras para ser organizado

- Nesse momento o professor circula pela dupla para orientar e intervir.

-Socialização da atividade.


MÃE,

DEPOIS DA AULA, VOU ALMOÇAR NA CASA DA MINHA COLEGA VIVIANNE. FICAREI POR LÁ ATÉ VOCÊ IR ME BUSCAR.

BEIJOS

JOSUÉ                                                                                                                                                        05/09/2013

5ª ETAPA:

Utilizar a estratégia de antecipação e verificação considerando aquilo que já sabem sobre o sistema de escrita, para localizar itens pedidos;

• Distribuição do bilhete da aula anterior individualmente/ou em duplas;

• Passar a seguinte consigna: vocês irão ler este texto silenciosamente ou em dupla quantas vezes for necessário para compreendê-lo, em seguida responderão as questões, voltando ao texto sempre que for necessário.

QUEM ESCREVEU O BILHETE:

(  ) MÃE

(  )JUCA

(  )VIVIANNE

QUAL DATA FOI ESCRITO____________________

PARA QUEM FOI O BILHETE

(  ) JUCA

(  )VIVIANNE

(  )MÃE

COMO JUCA SE DESPEDIU. LOCALIZE E TRANCREVA.

         Socialização da atividade



6ª ETAPA:

-Distribuir para os alunos um bilhete que chapeuzinho escreveu para sua vovó.

-Pedir que leiam atentamente, pois iram responder esse bilhete.

-Planejar juntos com os alunos o texto:

  • Para quem vai escrever o bilhete;
  • Quem vai escrever;
  • O assunto a ser escrito;
  • Data que foi escrito;

-Produção em dupla.

Professor deve circular entre as duplas para fazer intervenções necessárias.


Olá Vovó
Gostaria de avisar que aquele malvado lobo esta indo para sua casa. 
Se cuide!
                                              Abraços.

Gabriella

7ª ETAPA:

Escolher uma produção para revisar.

Ler o texto e explique aos alunos que deverão sugerir alterações para melhorar a linguagem, para que todos os que lerem possa compreendê-lo e apreciá-lo. Diga também que não há erros de ortografia, garantindo, desta forma, que se fixem somente nas questões discursivas.

• Leia cada parágrafo e deixe que sugiram alterações. Faça aquelas que forem pertinentes (os problemas mais recorrentes são: repetição de elementos de ligação entre as orações, repetição excessiva; omissão de partes que comprometem a compreensão do bilhete; trechos confusos).

OBS: Essa é sugestão o foco de revisão fica a depender a necessidade maior da classe



8ª ETAPA:

Escrever um bilhete pensando no propósito comunicativo decidido no início da sequência.

Revisão ( ver etapa acima)

Organizar a entrega dos bilhetes.



               RELATO

Eu, enquanto professora do fundamental I, considero que o trabalho com esse gênero foi muito significativo para a aprendizagem dos meus alunos. Pois eles na sua maioria se envolveram de forma satisfatória, desenvolvendo assim, as competência e habilidades esperadas.

Infelizmente não obtive um resultado positivo com todos os alunos até porque na minha classe tem alunos de educação infantil ao ao 2º ano e isso dificultou um  trabalho.

O que mim chamou bastante atenção foi quando recebi um bilhete de um aluno justificando sua ausência em uma das aulas. Fiz questão de ler para toda a classe pois achei fantástico e fiquei muito contente com essa atitude. E Através desse trabalho percebo os alunos escrevendo entre eles. Mesmo alguns ainda apresentando dificuldade na escrita.

Vale ressaltar também que esse gênero além de ser relevante na leitura e escrita dos alunos é de suma importância para a vida social dos mesmos possibilitando assim uma comunicação.

Um comentário: