sábado, 5 de outubro de 2013

JOGO: PALAVRA DENTRO DE PALAVRA



ESCOLA MUNICIPAL EZEQUIEL ALVES DOS SANTOS
PROFESSORA: CLAUDIA DE CARVALHO DOS SANTOS
ORIENTADORA: IVANILZA REIS ALVES
SÉRIE- 1º ANO            DATA DE APLICAÇÃO: 20 DE SETEMBRO DE 2013




PLANO DE AULA

ATIVIDADE 1: PALAVRA DENTRO DE PALAVRA (JOGO 9)
OBJETIVO: Compreender que uma sequencia de sons que constitui uma palavra, pode estar contida em outras palavras.
ESTRATÉGIAS SUGERIDAS:
ü  Apresentar à turma do 1º ano, de forma a gerar identificação, o material das fichas de cores azul e vermelha dos JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO do acervo PNDE.
ü  Leitura das regras do jogo (Instrução do jogo).
ü  Dividir a classe em grupo de 4 jogadores (alunos alfabéticos e não-alfabéticos).
RECURSO: Jogo 9: Palavra dentro de palavra
PÚBLICO-ALVO: Alunos em processo de alfabetização (6 a 7 anos).
TEMPO ESTIMADO: 40 MINUTOS.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
ü  A professora deverá ler em voz alta as regras do jogo para que os alunos compreendam como funciona.
ü  Informar aos alunos que as fichas azuis contêm não só a figura, mas a escrita da palavra correspondente a ela; as fichas vermelhas contêm figuras cujos nomes se encontram dentro das palavras das fichas azuis.
ü  Em seguida, formar grupo de quatro estudantes e instruí-los sobre as regras do jogo, distribuindo igualmente as doze fichas de cor vermelha, deixando em um monte, viradas para baixo, as fichas de cor azul, no meio da mesa. Cada grupo deve decidir quem iniciará o jogo e a ordem das jogadas. Antes de iniciar o jogo, os alunos deverão sistematizar a correspondência entre a escrita (fichas azuis) e a pauta sonora (fichas vermelhas).
ü  Caso os alunos tenham dúvidas quanto às regras durante o jogo, é necessário fazer mediações de modo que formem pares de palavras pensando sobre os sons que as compõem bem como, descobrir as palavras que fazem parte de outras palavras por meio de um processo reflexivo. É importante, também, chamar a atenção da turma sobre a correspondência entre uma mesma sequencia de sons e de letras na escrita da palavra e da figura
ü  A alfabetizadora deverá dar um sinal para iniciar o jogo, o primeiro jogador deverá desvirar uma ficha do monte e verificar quais entre as suas fichas vermelhas contêm a palavra dentro da palavra, da ficha azul que foi desvirada. Caso encontre um par o jogador deve baixá-lo sobre a mesa; mas, se nenhuma de suas fichas vermelhas tiver uma palavra dentro da palavra que foi desvirada, ou o jogador não perceber o par, ela é colocada no final do monte e o jogo deverá continuar. Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras primeiro usando as fichas que recebeu.

FONTE: Manual Didático (JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO)

REFLEXÃO DA AULA
Claudia de Carvalho dos Santos
Entende-se que trabalhar jogos com os alunos que estão em processo de alfabetização torna-se um desafio, porque requer atenção, equilíbrio, respeitar as regras do jogo; principalmente quando trabalhado em sala de aula na perspectiva de ajustar à escrita a pauta sonora. Entretanto, o jogo Palavra dentro da palavra proporcionou às crianças à reflexão sobre as correspondências entre o oral e o escrito.
Notei que o jogo além de proporcionar a reflexão sobre o SEA, motiva a alfabetizadora construir outros jogos ou diversas estratégias de atividades a partir de um único jogo, como por exemplo: auto-ditado das figuras das fichas de cor vermelha, leitura e análise fonológica e estrutural das palavras das fichas de cor azul (quantas vezes abre-se a boca para pronunciar a palavra? Quantas letras ao todo? Qual a primeira letra? Qual a última letra? Quais são as letras? Quais letras estão repetidas e as que não estão repetidas?
Além dessas propostas percebe-se que neste jogo ainda pode-se trabalhar com as crianças de alfabetização o desenvolvimento da memorização, da oralidade e principalmente a percepção da rima nas palavras das fichas azuis e das figuras das fichas vermelhas. É pertinente salientar que os jogos na alfabetização auxiliam a alfabetizadora conduzir melhor o ensino, bem como, facilitam na aprendizagem dos alunos. Percebeu-se que aprendendo brincando os alunos sentiu-se mais livre, autônomos e protagonistas do saber. Assim como, desenvolveu em cada um(a) o espírito de competitividade, a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, a atenção, a atitude de esperar a vez de jogar e socializar-se com o outro.


OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO DA AULA

Jóse Mári Palmeira da Silva

Sabe-se que o jogo é uma atividade lúdica em que as crianças se engajam num mundo imaginário que, geralmente, são construídas a partir das próprias regras sociais de convivência. Como também, é na brincadeira que as crianças se insere no mundo adulto, tornando-se ativa, criativa e autônoma.
Durante a explicação das regras do jogo, inicialmente os alunos não entenderam. Então expliquei, novamente, passo a passo fazendo a simulação entre os grupos. Dadas as informações necessárias sobre o jogo, percebi que houve uma mobilização em relação as estratégias do jogo, despertando os saberes à cerca da lógica de funcionamento da leitura das cartas azuis; bem como, consolidando aprendizagens, interação, atenção, respeito, dando a vez ao colega que estava do lado, compreendendo e aceitando as regras do jogo.   
Concebi, ainda, que o Jogo “Palavra dentro de palavra” favorece a reflexão sobre o funcionamento do sistema da escrita, isto é, os princípios que constituem a base alfabética, promovendo reflexão sobre as letras, grupos de letras e fonemas.



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