PROFESSORA: CLAUDIA DE CARVALHO DOS SANTOS
ORIENTADORA: IVANILZA REIS ALVES
SÉRIE- 1º ANO
DATA DE APLICAÇÃO: 20 DE SETEMBRO DE 2013
PLANO
DE AULA
ATIVIDADE
1: PALAVRA DENTRO DE PALAVRA (JOGO 9)
OBJETIVO: Compreender
que uma sequencia de sons que constitui uma palavra, pode estar contida em
outras palavras.
ESTRATÉGIAS SUGERIDAS:
ü Apresentar
à turma do 1º ano, de forma a gerar identificação, o material das fichas de
cores azul e vermelha dos JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO do acervo PNDE.
ü Leitura
das regras do jogo (Instrução do jogo).
ü Dividir
a classe em grupo de 4 jogadores (alunos alfabéticos e não-alfabéticos).
RECURSO: Jogo
9: Palavra dentro de palavra
PÚBLICO-ALVO: Alunos
em processo de alfabetização (6 a 7 anos).
TEMPO ESTIMADO: 40
MINUTOS.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
ü A
professora deverá ler em voz alta as regras do jogo para que os alunos
compreendam como funciona.
ü Informar
aos alunos que as fichas azuis contêm não só a figura, mas a escrita da palavra
correspondente a ela; as fichas vermelhas contêm figuras cujos nomes se
encontram dentro das palavras das fichas azuis.
ü Em
seguida, formar grupo de quatro estudantes e instruí-los sobre as regras do
jogo, distribuindo igualmente as doze fichas de cor vermelha, deixando em um
monte, viradas para baixo, as fichas de cor azul, no meio da mesa. Cada grupo
deve decidir quem iniciará o jogo e a ordem das jogadas. Antes de iniciar o
jogo, os alunos deverão sistematizar a correspondência entre a escrita (fichas
azuis) e a pauta sonora (fichas vermelhas).
ü Caso
os alunos tenham dúvidas quanto às regras durante o jogo, é necessário fazer
mediações de modo que formem pares de palavras pensando sobre os sons que as
compõem bem como, descobrir as palavras que fazem parte de outras palavras por
meio de um processo reflexivo. É importante, também, chamar a atenção da turma
sobre a correspondência entre uma mesma sequencia de sons e de letras na
escrita da palavra e da figura
ü A
alfabetizadora deverá dar um sinal para iniciar o jogo, o primeiro jogador
deverá desvirar uma ficha do monte e verificar quais entre as suas fichas
vermelhas contêm a palavra dentro da
palavra, da ficha azul que foi desvirada. Caso encontre um par o jogador
deve baixá-lo sobre a mesa; mas, se nenhuma de suas fichas vermelhas tiver uma palavra dentro da palavra que foi
desvirada, ou o jogador não perceber o par, ela é colocada no final do monte e
o jogo deverá continuar. Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras
primeiro usando as fichas que recebeu.
FONTE: Manual
Didático (JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO)
REFLEXÃO
DA AULA
Claudia de Carvalho dos Santos
Entende-se que trabalhar
jogos com os alunos que estão em processo de alfabetização torna-se um desafio,
porque requer atenção, equilíbrio, respeitar as regras do jogo; principalmente
quando trabalhado em sala de aula na perspectiva de ajustar à escrita a pauta
sonora. Entretanto, o jogo Palavra dentro da palavra proporcionou às crianças à
reflexão sobre as correspondências entre o oral e o escrito.
Notei que o jogo além de
proporcionar a reflexão sobre o SEA, motiva a alfabetizadora construir outros
jogos ou diversas estratégias de atividades a partir de um único jogo, como por
exemplo: auto-ditado das figuras das fichas de cor vermelha, leitura e análise
fonológica e estrutural das palavras das fichas de cor azul (quantas vezes
abre-se a boca para pronunciar a palavra? Quantas letras ao todo? Qual a
primeira letra? Qual a última letra? Quais são as letras? Quais letras estão
repetidas e as que não estão repetidas?
Além dessas propostas
percebe-se que neste jogo ainda pode-se trabalhar com as crianças de
alfabetização o desenvolvimento da memorização, da oralidade e principalmente a
percepção da rima nas palavras das fichas azuis e das figuras das fichas
vermelhas. É pertinente salientar que os jogos na alfabetização auxiliam a
alfabetizadora conduzir melhor o ensino, bem como, facilitam na aprendizagem
dos alunos. Percebeu-se que aprendendo brincando os alunos sentiu-se mais
livre, autônomos e protagonistas do saber. Assim como, desenvolveu em cada
um(a) o espírito de competitividade, a criatividade, a imaginação, o raciocínio
lógico, a atenção, a atitude de esperar a vez de jogar e socializar-se com o
outro.
OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO DA AULA
Jóse Mári Palmeira da
Silva
Sabe-se que o jogo é uma
atividade lúdica em que as crianças se engajam num mundo imaginário que, geralmente,
são construídas a partir das próprias regras sociais de convivência. Como
também, é na brincadeira que as crianças se insere no mundo adulto, tornando-se
ativa, criativa e autônoma.
Durante a explicação das
regras do jogo, inicialmente os alunos não entenderam. Então expliquei,
novamente, passo a passo fazendo a simulação entre os grupos. Dadas as
informações necessárias sobre o jogo, percebi que houve uma mobilização em
relação as estratégias do jogo, despertando os saberes à cerca da lógica de
funcionamento da leitura das cartas azuis; bem como, consolidando
aprendizagens, interação, atenção, respeito, dando a vez ao colega que estava
do lado, compreendendo e aceitando as regras do jogo.
Concebi, ainda, que o Jogo “Palavra
dentro de palavra” favorece a reflexão sobre o funcionamento do sistema da
escrita, isto é, os princípios que constituem a base alfabética, promovendo
reflexão sobre as letras, grupos de letras e fonemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário